Tecnologias Sociais Indígenas Amazônicas e Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p171-175Palavras-chave:
tecnologias sociais indígenas, ensino de história e culturaResumo
A dimensão cultural merece destaque, especialmente no contexto da educação científica amazônica que envolve o ensino de história, pois encontra-se mesclada a diversas práticas e crenças que fazem parte do cotidiano local. O principal objetivo desse projeto foi estudar aspectos culturais das sociedades amazônicas na educação básica, com foco nas tecnologias. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa-ação na escola. Os sujeitos desenvolveram pesquisa bibliográfica e de campo sobre a temática: tecnologias sociais indígenas na Amazônia. Os resultados do projeto de pesquisa foram: aproximação da cultura indígena amazônica com o cotidiano dos alunos, processos de ensino e aprendizagem inovadores como: diálogos com professores pesquisadores da UFAM, interdisciplinaridade na disciplina de história, através da problematização com outras ciências, como a geografia, ciências, física, química e outras áreas afins.