Tecnologias Sociais Indígenas Amazônicas e Ensino de História

Autores

  • Eliane Rego Vasconcelos Secretária Estadual da Educação

DOI:

https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p171-175

Palavras-chave:

tecnologias sociais indígenas, ensino de história e cultura

Resumo

A dimensão cultural merece destaque, especialmente no contexto da educação científica amazônica que envolve o ensino de história, pois encontra-se mesclada a diversas práticas e crenças que fazem parte do cotidiano local. O principal objetivo desse projeto foi estudar aspectos culturais das sociedades amazônicas na educação básica, com foco nas tecnologias. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa-ação na escola. Os sujeitos desenvolveram pesquisa bibliográfica e de campo sobre a temática: tecnologias sociais indígenas na Amazônia. Os resultados do projeto de pesquisa foram: aproximação da cultura indígena amazônica com o cotidiano dos alunos, processos de ensino e aprendizagem inovadores como: diálogos com professores pesquisadores da UFAM, interdisciplinaridade na disciplina de história, através da problematização com outras ciências, como a geografia, ciências, física, química e outras áreas afins.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Vasconcelos, E. R. (2020). Tecnologias Sociais Indígenas Amazônicas e Ensino de História. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(2), 171–175. https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p171-175

Edição

Seção

Relatos de Caso