Preto ou pardo? A subjetividade do negro não retinto no Amapá

Autores/as

  • ENMILLY CARVALHO RODRIGUES SEM VINCULO
  • DANIELA DOS SANTOS AZEVEDO
  • LÍVIA CRISTINNE ARRELIAS COSTA

Palabras clave:

Subjetividade, Negros, Pardos, Amapá

Resumen

As relações raciais no Brasil historicamente têm se dado através de relações de poder entre grupos raciais, no qual o ideal a ser seguido é o branco-europeu. Logo, é comum pessoas negras desejarem tornar-se brancas e negros não retintos a não se compreender como negros, por se perceberem racialmente mais próximos da brancura. Deste modo, o presente estudo buscou identificar como se constrói a subjetividade de negros não retintos no estado do Amapá. A pesquisa foi de cunho exploratório, utilizando-se para a coleta de dados o método bibliográfico, sendo incluídos na análise artigos científicos, dissertações e monografias. Para tratamento analítico utilizou-se da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a escassez de pesquisas alinhadas à temática proposta numa perspectiva regional, dificultando ou mesmo impedindo a visibilidade sobre este assunto. Portanto, conclui-se que há uma necessidade de realizar pesquisas no campo da psicologia social e questões raciais que permeiam o campo da subjetividade de pessoas negras não retintas a partir de um recorte local, buscando compreender os processos regionais que implicam na produção dessas subjetividades.

Biografía del autor/a

DANIELA DOS SANTOS AZEVEDO

Bacharela em Psicologia pelo Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior - IMMES. Macapá-AP

LÍVIA CRISTINNE ARRELIAS COSTA

Psicóloga e Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento - UFPA. Especialista em Psicologia Clínica - Gestalt-terapia (CCGT). Doutoranda em Psicologia - UFRJ.

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

RODRIGUES, E. C., AZEVEDO, D. D. S., & COSTA, L. C. A. (2023). Preto ou pardo? A subjetividade do negro não retinto no Amapá. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 6(1), 1–7. Recuperado a partir de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/564