Avaliação do saber biotecnológico no ensino médio

concepções, práticas e aplicações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p27-34

Palabras clave:

Biotecnologia. Genética. Ensino Médio. Didática.

Resumen

A biotecnologia é um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que caracteriza-se pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologias biológicas em diversas áreas. A abordagem dos temas em sala de aula relacionados ao saber biotecnológico torna-se primordial para a compreensão de conquistas científicas, amplamente abordadas pela mídia, visto que, a ciência e a tecnologia estão causando profundas mudanças sociais, econômicas e culturais. Objetivo: Esta revisão visou avaliar como está o processo ensino aprendizagem da biotecnologia dentro das ciências biológicas, atualizando o conhecimento nesta área a partir de novos achados na literatura. Metodologia: O estudo foi realizado no mês de junho de 2020 e fez uma retrospectiva dos trabalhos publicados entre 2015 a 2020. Para tanto, foi utilizado os bancos de dados: Pubmed, Biblioteca Virtual de Saúde, Cochrane, LILACs, Scopus e Web of Science. Resultados e discussão: Os trabalhos voltados a abordagem dos conteúdos em livros didáticos mostraram que, na maioria dos livros os conteúdos relacionados a biotecnologia não estavam completos, poucos apresentaram a maioria dos temas escolhidos pelos autores. Contudo, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) abordou, na prova de Biologia, o tema de forma contextualizada. Alguns autores, mostraram, através de práticas e aplicações, que o conteúdo era melhor compreendido quando os alunos podiam associar a teoria à prática. Conclusão: Neste contexto, podemos concluir que o desafio da escola é, portanto, adequar o saber científico com o contexto no qual o aluno está inserido.

Publicado

2020-12-16

Cómo citar

Ferreira, S. de S., Aquino, P. E. A. de, & Ferreira, T. de S. (2020). Avaliação do saber biotecnológico no ensino médio: concepções, práticas e aplicações. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(2), 27–34. https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p27-34

Número

Sección

Artigos de revisão de literatura