O Falo e a sociedade do consumo

Autores/as

  • Diego Saimon de Souza Abrantes IMMES
  • Alex Wagner Leal Magalhães Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ

DOI:

https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n2p23-30

Palabras clave:

Falo, Complexo de édipo, Consumo, Sociedade do consumo

Resumen

Intrigam ações cada vez mais consumistas da população geral e um olhar psicanalítico minucioso cobre-se de curiosidade a respeito de como a Psicanálise interpretaria esse movimento social constante. Idealizando-se que o falo tem deveras participação nisso, correlacionar falo e sociedade do consumo foi a busca empreendida neste estudo. Através da interpretação psicanalítica de 55 obras, desde artigos científicos publicados no intervalo de 10 anos que vai do início do século à 2011 a obras clássicas da Psicanálise, Filosofia e Sociologia, disserta-se, psicanaliticamente, sobre como o lugar de falta, em nossa condição de supostos detentores do falo, gera uma angústia que precisa ser vencida, levando-nos a atender, inconscientemente, a demanda do consumo do mercado, em que tamponamos esse lugar de faltosos com mercadorias e/ou serviços engajadas no circuito do consumo próprio do capitalismo, metamorfoseando-se em nosso circuito do desejo.

Biografía del autor/a

Alex Wagner Leal Magalhães, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ

Psicanalista, psicólogo, coordenador do curso de Psicologia da faculdade UNIFAMAZ. Belém-PA, Brasil.

Publicado

2019-11-23

Cómo citar

Abrantes, D. S. de S., & Magalhães, A. W. L. (2019). O Falo e a sociedade do consumo. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(2), 23–30. https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n2p23-30

Número

Sección

Artigos de revisão de literatura