Educação Ambiental: Abordagem socioambiental em uma escola do Nordeste brasileiro

Authors

  • Rosângela Nunes Almeida Centro de Estudos Superiores de Caxias-Universidade Estadual do Maranhão
  • Fabiana Almeida de Sousa
  • Maria Lindalva Alves da Silva
  • Alison de Sousa Moreira
  • João Victor Almeida Vilanova
  • Hermeson Cassiano de Oliveira
  • Eliane Alves Vieira
  • Edson de Almeida Germano

DOI:

https://doi.org/10.5935/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p124-131

Keywords:

Educação ambiental, Abordagem sócioambiental, Escola

Abstract

A escola tem o papel de preparar o indivíduo para vivência da cidadania e participar das decisões coletivas sobre questões que alteram o meio ambiente através da interferência do homem na natureza. Objetivou-se analisar a abordagem da Educação Ambiental na Unidade Escolar Professora Teresinha Bastos, no município de Porto-Piauí. O estudo foi de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativo e aplicação de um questionário semiestruturado, contendo 10 questões fechadas, para 30 alunos do 7º ano do ensino fundamental, no primeiro semestre de 2019. Revelou-se que, a Educação ambiental é abordada superficialmente por alguns docentes em sala de aula. Dessa forma, faz-se necessário o planejamento de ações integradas que torne a prática educativa vivenciada a cerca dos assuntos pertinentes ao conhecimento e possibilite a formação da cidadania e do papel social de cada indivíduo.

Published

2020-06-18

How to Cite

Almeida, R. N., de Sousa, F. A., da Silva, M. L. A., Moreira, A. de S., Vilanova, J. V. A., de Oliveira, H. C., … Germano, E. de A. (2020). Educação Ambiental: Abordagem socioambiental em uma escola do Nordeste brasileiro. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(1), 124–131. https://doi.org/10.5935/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p124-131