Educação Ambiental: Abordagem socioambiental em uma escola do Nordeste brasileiro

  • Rosângela Nunes Almeida Centro de Estudos Superiores de Caxias-Universidade Estadual do Maranhão
  • Fabiana Almeida de Sousa
  • Maria Lindalva Alves da Silva
  • Alison de Sousa Moreira
  • João Victor Almeida Vilanova
  • Hermeson Cassiano de Oliveira
  • Eliane Alves Vieira
  • Edson de Almeida Germano
Palavras-chave: Educação ambiental, Abordagem sócioambiental, Escola

Resumo

A escola tem o papel de preparar o indivíduo para vivência da cidadania e participar das decisões coletivas sobre questões que alteram o meio ambiente através da interferência do homem na natureza. Objetivou-se analisar a abordagem da Educação Ambiental na Unidade Escolar Professora Teresinha Bastos, no município de Porto-Piauí. O estudo foi de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativo e aplicação de um questionário semiestruturado, contendo 10 questões fechadas, para 30 alunos do 7º ano do ensino fundamental, no primeiro semestre de 2019. Revelou-se que, a Educação ambiental é abordada superficialmente por alguns docentes em sala de aula. Dessa forma, faz-se necessário o planejamento de ações integradas que torne a prática educativa vivenciada a cerca dos assuntos pertinentes ao conhecimento e possibilite a formação da cidadania e do papel social de cada indivíduo.
Publicado
18-06-2020
Como Citar
Almeida, R., de Sousa, F., da Silva, M. L., Moreira, A., Vilanova, J. V., de Oliveira, H., Vieira, E., & Germano, E. (2020). Educação Ambiental: Abordagem socioambiental em uma escola do Nordeste brasileiro. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(1), 124-131. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p124-131