O Falo e a sociedade do consumo

  • Diego Saimon de Souza Abrantes IMMES
  • Alex Wagner Leal Magalhães Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ
Palavras-chave: Falo, Complexo de édipo, Consumo, Sociedade do consumo

Resumo

Intrigam ações cada vez mais consumistas da população geral e um olhar psicanalítico minucioso cobre-se de curiosidade a respeito de como a Psicanálise interpretaria esse movimento social constante. Idealizando-se que o falo tem deveras participação nisso, correlacionar falo e sociedade do consumo foi a busca empreendida neste estudo. Através da interpretação psicanalítica de 55 obras, desde artigos científicos publicados no intervalo de 10 anos que vai do início do século à 2011 a obras clássicas da Psicanálise, Filosofia e Sociologia, disserta-se, psicanaliticamente, sobre como o lugar de falta, em nossa condição de supostos detentores do falo, gera uma angústia que precisa ser vencida, levando-nos a atender, inconscientemente, a demanda do consumo do mercado, em que tamponamos esse lugar de faltosos com mercadorias e/ou serviços engajadas no circuito do consumo próprio do capitalismo, metamorfoseando-se em nosso circuito do desejo.

Biografia do Autor

Alex Wagner Leal Magalhães, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ
Psicanalista, psicólogo, coordenador do curso de Psicologia da faculdade UNIFAMAZ. Belém-PA, Brasil.
Publicado
23-11-2019
Como Citar
Abrantes, D., & Magalhães, A. W. (2019). O Falo e a sociedade do consumo. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(2), 23-30. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n2p23-30
Seção
Artigos de revisão de literatura