Educação Hibrida: a aprendizagem colaborativa através da sala de aula invertida

  • Sabrina Guedes SME/Rio
Palavras-chave: Educação Híbrida, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Colaborativa

Resumo

Este artigo pretende realçar, dar voz a Educação Hibrida, entendo-a como uma modalidade dentro do próprio processo educacional, comportando vários elementos que são importantes e significativos para o processo ensino-aprendizagem como a metodologia, a tecnologia, o planejamento, dentre outros. A Educação Hibrida é uma forma de aprendizagem colaborativa, onde a participação ativa dos alunos, através da mediação do educador contribui para o desenvolvimento daqueles. Uma das formas mais utilizadas, ou pelo menos, que vem se propagando de forma eficaz é a “Sala de Aula Invertida”, como essa ferramenta metodológica que traz aportes necessários para repensar nos dias atuais a atuação profissional do educador. Cada vez mais nos dias atuais precisamos pensar essa educação que se mostra variada e tenta abarcar o conhecimento circundante ao mesmo tempo em que pretende ser o grande diferencial na vida de cada indivíduo. Somos sujeitos desse movimento e precisamos ser protagonistas com práticas que levem à reflexão crítica e práticas desafiadoras, sabendo que cada vez mais as tecnologias estão como contributos necessários e importantes, especialmente para a geração atual de alunos. A “Sala de Aula invertida” pode ser o grande bom desafio da contemporaneidade, principalmente quando afirmamos o empoderamento dos alunos na utilização das Novas Tecnologias Digitais e os colocando como produtores de um conhecimento que seja real e verdadeiro.
Publicado
05-11-2018
Como Citar
Guedes, S. (2018). Educação Hibrida: a aprendizagem colaborativa através da sala de aula invertida. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 1(2), 38-43. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v1n2p38-43