Análise do NDVI e NDBI para avaliação da expansão da cobertura urbana no bairro Jardim América no município de Macapá – AP, no período entre 2008 e 2021.

  • MARCUS VINICIUS BRAGA BAIA UFRA
Palavras-chave: Expansão urbana, ressaca, cobertura do solo, MapBiomas, índices espectrais

Resumo

O bairro Jardim América está localizado no eixo oeste da cidade de Macapá está inserido na zona de influência da Ressaca da Lagoa dos Índios e através das observações das alterações das classes de cobertura do solo, o presente trabalho teve como objetivo a utilização dos índices espectrais NDVI e NDBI enquanto instrumento de avaliação da expansão urbana num intervalo de tempo de aproximadamente 13 anos, através do sensoriamento remoto. O estudo teve como pilar a utilização de ferramentas geotecnológicas capazes de classificar as imagens dos sensores orbitais Landsat 5 TM e Landsat 8 OLI, do serviço geológico norte americano. As classes definidas foram Formação Florestal, Formação Savânica, Campo Alagado, Formação Campestre e Área Urbanizada. A delimitação, quantificação e análises dessas áreas no bairro foram feitas usando o software livre QGIS versão 3.22.6 LTR Białowieża. A partir do MapBiomas, foram confeccionados mapas de uso e cobertura do solo que serviram de parâmetro comparativo para os mapas de NDVI e NDBI, que indicaram uma considerável expansão urbana em substituição de boa parte da vegetação na paisagem da área de ressaca.
Publicado
14-07-2023
Como Citar
BAIA, M. (2023). Análise do NDVI e NDBI para avaliação da expansão da cobertura urbana no bairro Jardim América no município de Macapá – AP, no período entre 2008 e 2021. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 6(1), 1 - 6. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/613
Seção
Artigos originais