REFLEXÕES SOBRE A EMPATIA EM UMA RELAÇÃO DE ENSINO
Palavras-chave:
Abordagem Centrada na Pessoa; Aprendizagem Significativa; Empatia; Relações de Ensino
Resumo
As relações de ensino influenciam o processo de ensino e aprendizagem diretamente. Pensando nisso, este estudo objetivou investigar na literatura as contribuições que a empatia pode promover à relação de ensino a partir de pressupostos básicos da Abordagem Centrada na Pessoa e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. O método bibliográfico a nível exploratório possibilitou a compreensão dos fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos da empatia na relação professor-aluno. Os resultados revelaram que há mudanças e implicações positivas nestas relações quando construídas através da empatia, viabilizando uma aprendizagem significativa, criativa e que promova o crescimento, tanto do aluno como do professor, favorecendo assim um espaço de maior compreensão e trocas mais efetivas. Além disso, é fundamental refletir sobre mudanças necessárias nos currículos e nas relações, onde tão importante como o ensino das línguas e da matemática, deve haver protagonismo social, o trabalho em equipe, a criatividade e a empatia que ainda são desconsideradas pelas escolas, professores e familiares. É chegada a hora de compreender e buscar essas competências para que as relações de ensino sejam mais humanas e valorizadas.
Publicado
06-03-2023
Como Citar
Fernandes, M. C., & Melo, J. (2023). REFLEXÕES SOBRE A EMPATIA EM UMA RELAÇÃO DE ENSINO. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(2), 1 - 6. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/558
Seção
Artigos de revisão de literatura