USO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES.
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Conhecimento, Medicina Tradicional Chinesa, Promoção de Saúde
Resumo
O modelo biomédico de atenção à saúde reduz os indivíduos a sua esfera biológica sem considerar as questões sociais e espirituais do indivíduo. Desse modo, esse modelo de atenção a saúde acaba negligenciando as individualidades do cuidado, assim, considerando a necessidade de implementação de intervenções com foco na promoção de saúde e integralidade dos indivíduos, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), passam a serem metodologias de assistência que ganharam destaque na Atenção Primária a Saúde (APS). O objetivo do presente estudo é sintetizar os conhecimentos sobre os desafios e potencialidades das PICS por profissionais da APS. Como resultados, obtém-se que as PICS representam uma linha de assistência que promove a participação do conhecimento popular na esfera do cuidado, contudo, sua implementação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é repleta de desafios que necessitam ser considerados, como a falta de profissionais capacitados e a deficiência na oferta de educação permanente em saúde. Por consequência, destaca-se a necessidade de valorização desses conhecimentos, apoio a gestão local e oferta de capacitação profissional aos indivíduos que atuam na oferta de assistência, com a finalidade de superar os desafios encontrados e desenvolver as potencialidades.
Publicado
06-03-2023
Como Citar
Santos, J., Santos, D., Silva, W., Cruz, M., & Matos, T. (2023). USO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(2), 1 - 7. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/555
Seção
Artigos de revisão de literatura