USO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES.

  • José Cleyton de Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Dayane Ketlyn da Cunha Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Wanessa Alves Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Marcela de Souza Cruz Universidade Federal de Sergipe
  • Thaís Santos de Matos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Conhecimento, Medicina Tradicional Chinesa, Promoção de Saúde

Resumo

O modelo biomédico de atenção à saúde reduz os indivíduos a sua esfera biológica sem considerar as questões sociais e espirituais do indivíduo. Desse modo, esse modelo de atenção a saúde acaba negligenciando as individualidades do cuidado, assim, considerando a necessidade de implementação de intervenções com foco na promoção de saúde e integralidade dos indivíduos, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), passam a serem metodologias de assistência que ganharam destaque na Atenção Primária a Saúde (APS). O objetivo do presente estudo é sintetizar os conhecimentos sobre os desafios e potencialidades das PICS por profissionais da APS. Como resultados, obtém-se que as PICS representam uma linha de assistência que promove a participação do conhecimento popular na esfera do cuidado, contudo, sua implementação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é repleta de desafios que necessitam ser considerados, como a falta de profissionais capacitados e a deficiência na oferta de educação permanente em saúde. Por consequência, destaca-se a necessidade de valorização desses conhecimentos, apoio a gestão local e oferta de capacitação profissional aos indivíduos que atuam na oferta de assistência, com a finalidade de superar os desafios encontrados e desenvolver as potencialidades. 

Biografia do Autor

José Cleyton de Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Acadêmico de Enfermagem.
Dayane Ketlyn da Cunha Santos, Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Acadêmica de Medicina.
Wanessa Alves Silva, Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Acadêmica de Enfermagem.
Marcela de Souza Cruz, Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Acadêmica de Odontologia.
Thaís Santos de Matos, Universidade Federal de Sergipe
Enfermeira - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Saúde Coletiva - Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).
Publicado
06-03-2023
Como Citar
Santos, J., Santos, D., Silva, W., Cruz, M., & Matos, T. (2023). USO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(2), 1 - 7. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/555
Seção
Artigos de revisão de literatura