O Clube de ciências Baquara e o ensino de Física em espaços não formais
Palavras-chave:
Clube de Ciências, Educação Não Formal, Ensino de Física
Resumo
A pouca aprendizagem dos conteúdos de Física e a falta de um espaço para experimentação nas escolas públicas brasileiras requer alternativas para aulas práticas e novas abordagens de ensino e aprendizagem. Tendo em vista estas problemáticas, este trabalho tem o objetivo de investigar o contexto do ensino de Física desenvolvido por meio do Clube de Ciências Baquara. Tendo como método de pesquisa o estudo de caso, foi criado em uma escola pública do centro urbano de Manaus, por meio do Programa de Residência Pedagógica o Clube de Ciências Baquara, que possuía como metodologia de trabalho as práticas do movimento maker. O trabalho apresenta os resultados das investigações sobre os impactos na aprendizagem de conceitos de física dos alunos integrantes do clube e mostra duas categorias de análise, sendo estas: a motivação intrínseca, motivação esta, diretamente relacionada a atividade dentro de espaços não formais de educação e, a motivação extrínseca que esta relacionada a ganhos externos como conquistas pessoais e acadêmicas.
Publicado
16-08-2022
Como Citar
Medeiros, D., De Vasconcelos, E., & Nicot, Y. (2022). O Clube de ciências Baquara e o ensino de Física em espaços não formais. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(1), 132 - 142. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/553
Seção
Artigos originais