O Clube de ciências Baquara e o ensino de Física em espaços não formais

Palavras-chave: Clube de Ciências, Educação Não Formal, Ensino de Física

Resumo

A pouca aprendizagem dos conteúdos de Física e a falta de um espaço para experimentação nas escolas públicas brasileiras requer alternativas para aulas práticas e novas abordagens de ensino e aprendizagem. Tendo em vista estas problemáticas, este trabalho tem o objetivo de investigar o contexto do ensino de Física desenvolvido por meio do Clube de Ciências Baquara. Tendo como método de pesquisa o estudo de caso, foi criado em uma escola pública do centro urbano de Manaus, por meio do Programa de Residência Pedagógica o Clube de Ciências Baquara, que possuía como metodologia de trabalho as práticas do movimento maker. O trabalho apresenta os resultados das investigações sobre os impactos na aprendizagem de conceitos de física dos alunos integrantes do clube e mostra duas categorias de análise, sendo estas: a motivação intrínseca, motivação esta, diretamente relacionada a atividade dentro de espaços não formais de educação e, a motivação extrínseca que esta relacionada a ganhos externos como conquistas pessoais e acadêmicas.

Biografia do Autor

Débora Da Costa Medeiros, Srt, BYJU'S
Graduada em Física Licenciatura pela UFAM (2021). Atualmente instrutora de computação pela BYJU?S FutureSchool. Exerce pesquisa com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: residência pedagógica, educação e clube de ciências. 
Elizandra Rego De Vasconcelos, Dra, Universidade Federal do Amazonas
Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (2016). Com mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas - UFPA (2011) e Licenciada Plena em Ciências Biológicas (2009). Atualmente é docente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM; coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Noturno (2019-2021). Exerce pesquisa em Educação em Ciências com os principais focos em Desenvolvimento Sustentável, CTS, e formação inicial e continuada de professores, ensino de ciências e formação de professores.
Yuri Expósito Nicot, Dr, Universidade Federal do Amazonas
Possui pós doutoramento na área de Ensino de Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, no Departamento de Física e Astronomia, ano 2017. Doutorado em Educação (Ciências Pedagógicas) pela Universidade de Oriente, de Santiago de Cuba, Cuba (ano 2001), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ano 2011. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Oriente, Cuba (ano 1995) e Graduação de Licenciatura, especialidade Física e Astronomia pela Universidade de Oriente, Faculdade de Estudos Pedagógicos Frank País Garcia, Santiago de Cuba, Cuba (ano 1984), com atuação no Ensino Superior a través dos seguintes temas: Componentes didáticos e curriculares do Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior, Didática Geral e Especial do Processo de Ensino e Aprendizagem da Física, Aplicações da Física na resolução de problemas e experimentos. Estudo do desenvolvimento das habilidades do pensamento lógico dos estudantes através dos conhecimentos teóricos e práticos da disciplina Física, Metodologia da Pesquisa Científica, Práticas de Ensino de Física Geral para a formação de professores. Física Aplicada para a formação de engenheiros: Mecânica Clássica, Mecânica Teórica e Resistência de materiais, Física Molecular, Termodinâmica e Calor, Eletromagnetismo e Ondas, Óptica, Física Quântica, Física do Estado Sólido e Física Matemática. Tópicos de Ensino de Ciências. Na atualidade é Professor de Física do Departamento de Física, Instituto de Ciências Exatas (ICE), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde é presidente do núcleo de Ensino de Física. Professor credenciado no programa de Pós - Graduação, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Programa Pós - Graduação Rede Amazônica de Ensino de Ciências (REAMEC) para a formação de Doutores em Ciências e Matemática na Amazônia (Polo Manaus/UEA), UFAM, UFMG, UFPA. Professor e pesquisador colaborador no programa de Pós - Graduação, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Publicado
16-08-2022
Como Citar
Medeiros, D., De Vasconcelos, E., & Nicot, Y. (2022). O Clube de ciências Baquara e o ensino de Física em espaços não formais. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(1), 132 - 142. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/553
Seção
Artigos originais