ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DE BANHEIROS (VASOS SANITÁRIOS, MAÇANETAS E TORNEIRAS): REVISÃO DE LITERATURA

ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DE BANHEIROS (VASOS SANITÁRIOS, MAÇANETAS E TORNEIRAS): REVISÃO DE LITERATURA

  • Marianne de Araújo Mendes Universidade Federal de Pernambuco
  • Jorge Belém Oliveira Júnior Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Ana Beatriz Sotero Siqueira, Dra Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Bactéria, Sanitário, Maçanetas, Torneiras, Banheiros

Resumo

As bactérias estão presentes em diversos ambientes, como o ar, a água e alimentos, além de colonizar os mais variados sítios corporais, seja de forma transitória ou parasitária. Diversos microrganismos são causadores de doenças, as quais podem apresentar efeitos amenos a consequências mais graves, evoluindo para o óbito. Entre as fontes de contaminação conhecidas, estão torneiras, sanitários e maçanetas de portas de banheiros, que serão manipulados posteriormente por outra pessoa. O alto poder de transmissibilidade é devido à circulação de inúmeras pessoas e os hábitos de higienização, os quais muitas vezes são deficientes. Com isso, é possível que as pessoas depositem microrganismos e/ou contaminem-se com bactérias presentes em superfícies. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura a fim de avaliar a prevalência de bactérias em sanitários, maçanetas e torneiras de banheiros. Foram encontrados 35 artigos publicados entre 2010 e 2020, dos quais, após aplicação dos critérios de exclusão, foram analisados 20 artigos. Os resultados encontrados demonstraram que 80% dos artigos científicos detectaram crescimento considerável de microrganismos. Entre as bactérias prevalentes, destacaram-se as enterobactérias Escherichia coli, Salmonella sp., Klebsiella sp. e Shigella sp. Entre as Gram-negativas não fermentadoras, houve predomínio de Pseudomonas aeruginosa. Quanto às bactérias Gram-positivas, destacaram-se Staphylococcus aureus, Streptococcus sp. e Bacillus sp. Diante do exposto, é possível concluir que a alta prevalência bacteriana encontrada em banheiros seja devido à umidade, insalubridade e grande rotatividade de pessoas. Em face desses resultados, ressalta-se a importância da lavagem das mãos associada a higiene do banheiro, pois realizadas corretamente  e com frequência, pode evitar com que microrganismos potencialmente patogênicos sejam transmitidos.

Biografia do Autor

Marianne de Araújo Mendes, Universidade Federal de Pernambuco
Graduanda em Biomédica - UFPE (Recife/PE).
Jorge Belém Oliveira Júnior, Centro Universitário Maurício de Nassau
Especialista em Microbiologia Clínica, Mestre em Medicina Tropical - UFPE (Recife/PE). Docente do Centro Universitário Maurício de Nassau (Recife/PE).
Ana Beatriz Sotero Siqueira, Dra, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Ciências Biológicas, na área de Microbiologia - UFPE (Recife/PE). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Farmacêuticas - UFPE.
Publicado
15-08-2022
Como Citar
Mendes, M., Oliveira Júnior, J., & Siqueira, A. B. (2022). ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DE BANHEIROS (VASOS SANITÁRIOS, MAÇANETAS E TORNEIRAS): REVISÃO DE LITERATURA. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(1), 35 - 41. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/552
Seção
Artigos de revisão de literatura