A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.
Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Gamificação. Ensino Remoto. Língua Portuguesa.
Resumo
A pandemia do coronavírus (Covid-19) denunciou que o cenário educacional brasileiro precisa rever suas práticas de ensino, pois os desafios são imensos para manter o afastamento social como forma de prevenção e estratégia para redução do contágio sem afetar significativamente a aprendizagem. Após a suspensão das aulas presenciais, o sistema de ensino brasileiro teve que ser adaptado para às aulas remotas e, consequentemente, outras metodologias e tecnologias digitais de ensino tiveram que ser adotadas para produção de conteúdos digitais que estimulassem a aprendizagem significativa nesse contexto. A gamificação, uma entre as várias metodologias ativas, proporciona ao aluno a vivência prática dos conteúdos vistos em sala de aula, mobilizando-os por meio de elementos dos jogos o desenvolvimento de competências e habilidades de forma lúdica. O presente artigo tem por objetivo a explanação sobre utilização dos elementos da gamificação no processo de ensino e aprendizagem por meio da revisão bibliográfica e análise situacional. Além disso, relatar a experiência da aplicação desse método aos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa a quatro turmas de 6º anos do Ensino Fundamental II, na cidade de Manaus, em período de aulas remotas na rede pública estadual de ensino. Como resultado, observou-se que o uso da gamificação de forma planejada e alinhada aos conteúdos estudados promove resultados positivos na hora da verificação da aprendizagem, mostrando-se como uma ferramenta eficaz e engajadora se bem elaborada.
Publicado
16-08-2022
Como Citar
da Silva, A. (2022). A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(1), 143 - 153. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/549
Seção
Artigos originais