ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE:
PRODUÇÕES VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Palavras-chave:
Ensino de nutrição, Formação de professores, Atividades diversificadas
Resumo
O ambiente escolar é considerado como local propício para desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional, visto que o aluno passa um bom tempo nesse espaço. Um aspecto a ser considerado é que existe uma carência na formação dos professores em relação aos conteúdos que retratam a saúde, indicando que eles deveriam receber atualização. Diante desses aspectos, traçamos como objetivo analisar as contribuições de uma disciplina de um curso de Formação Continuada sobre o tema Alimentação. Para tal, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, na qual levantamos os conhecimentos específicos dos docentes sobre o tema e analisamos os dados obtidos, através da metodologia da Tematização de Fontoura e, posteriormente, dialogamos com o aporte teórico adotado. Os resultados revelaram lacunas nas concepções dos docentes sobre os temas que envolvem a Alimentação, a partir do diagnóstico inicial que foi realizado. No decorrer da disciplina, através da avaliação processual, identificamos nas verbalizações dos docentes construção de ideias fundamentadas sobre os temas discutidos, no qual destacaram o que poderia ou não funcionar no seu contexto de trabalho. Tais evidências foram verificadas tanto no argumento dos professores, quanto na elaboração de atividades que produziram e que servirão de auxílio ao desenvolverem o tema com suas turmas. Neste trabalho, apresentaremos um recorte desta pesquisa, trazendo o desenvolvimento dessas atividades na turma de um dos docentes cursistas. A partir das impressões vivenciadas, concluímos que a maior contribuição deste estudo para área de Ensino de Ciências foi discutir diferentes estratégias de ensino, despertando a atenção dos participantes, acreditando nas suas potencialidades.
Publicado
16-08-2022
Como Citar
Santos, G., Rosse, C., Melim, L., & Oliveira, M. de F. (2022). ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE:. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(1), 62 - 75. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/527
Seção
Artigos originais