ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE:

PRODUÇÕES VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Palavras-chave: Ensino de nutrição, Formação de professores, Atividades diversificadas

Resumo

O ambiente escolar é considerado como local propício para desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional, visto que o aluno passa um bom tempo nesse espaço.  Um aspecto a ser considerado é que existe uma carência na formação dos professores em relação aos conteúdos que retratam a saúde, indicando que eles deveriam receber atualização. Diante desses aspectos, traçamos como objetivo analisar as contribuições de uma disciplina de um curso de Formação Continuada sobre o tema Alimentação. Para tal, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, na qual levantamos os conhecimentos específicos dos docentes sobre o tema e analisamos os dados obtidos, através da metodologia da Tematização de Fontoura e, posteriormente, dialogamos com o aporte teórico adotado. Os resultados revelaram lacunas nas concepções dos docentes sobre os temas que envolvem a Alimentação, a partir do diagnóstico inicial que foi realizado. No decorrer da disciplina, através da avaliação processual, identificamos nas verbalizações dos docentes construção de ideias fundamentadas sobre os temas discutidos, no qual destacaram o que poderia ou não funcionar no seu contexto de trabalho. Tais evidências foram verificadas tanto no argumento dos professores, quanto na elaboração de atividades que produziram e que servirão de auxílio ao desenvolverem o tema com suas turmas. Neste trabalho, apresentaremos um recorte desta pesquisa, trazendo o desenvolvimento dessas atividades na turma de um dos docentes cursistas. A partir das impressões vivenciadas, concluímos que a maior contribuição deste estudo para área de Ensino de Ciências foi discutir diferentes estratégias de ensino, despertando a atenção dos participantes, acreditando nas suas potencialidades.

Biografia do Autor

Cássio Gomes Rosse, Universidade Federal Fluminense
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2016) e doutorando no mesmo programa. Desenvolve pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Biociências.  No âmbito profissional, atua como professor de Biologia e Ciências na Educação Básica e como mediador presencial de cursos de graduação do consórcio CEDERJ, no qual ministra as disciplinas Prática de Ensino I e Dinâmica da Terra. Atualmente atua como docente do magistério superior na Universidade Federal Fluminense (UFF) em disciplinas relacionadas ao ensino de Biologia.
Leandra Marques Chaves Melim, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado e mestrado em Ciências, pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-RJ. Atualmente é docente no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou como docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (UniMSB), no Pré-vestibular Social da Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ e na prefeitura de Angra dos Reis.
Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz
Graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ , bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2013;1986-2013). É docente permanente no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz) no Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (LAEFIB-IOC). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia.
Publicado
16-08-2022
Como Citar
Santos, G., Rosse, C., Melim, L., & Oliveira, M. de F. (2022). ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE:. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 5(1), 62 - 75. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/527
Seção
Artigos originais