O USO DE DIORAMAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

  • Kiandro de Oliveira Gomes Neves Universidade do Estado do Amazonas
Palavras-chave: dioramas, ecossistemas brasileiros, transposição diática

Resumo

Os ecossistemas brasileiros passam por uma intensa, e crescente, pressão antrópica. As ações humanas sobre o meio ambiente brasileiro ganham, cada vez mais, destaque frente às mudanças climáticas globais. A transversalidade neste tema permite a utilização de diversas estratégias de ensino. Desta forma, buscou-se relatar a experiência obtida no projeto “Ecossistemas Brasileiros em Perspectiva: Dioramas na Educação”. O projeto visava identificar as potencialidades da construção de dioramas no auxílio dos alunos para a transposição da teoria para realidade dos alunos em relação ao entendimento dos ecossistemas brasileiros. Este foi desenvolvido durante a pandemia do covid-19 e contou com auxílio de tecnologias digitais, aproximando o professor do alunos em meio ao isolamento social. Como resultado. Identificou-se que a abordagem de ensino favoreceu a autonomia discentes e contribuiu para a transposição do objeto de conhecimento para realidade dos estudantes, com a sensibilização para temáticas ambientais e o preparo dos indivíduos participantes para serem agentes transformadores no contexto escolar. A partir dos resultados, pode-se concluir que os dioramas possuem forte impacto no aprendizado dos ecossistemas brasileiros, se associado ao uso de tecnologias digitais, contribuindo para o desenvolvimento conceitual e atitudinal dos estudantes.
Publicado
17-08-2021
Como Citar
Neves, K. (2021). O USO DE DIORAMAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 4(1), 107 - 110. Recuperado de https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/524
Seção
Relatos de Caso