Tabuleiros Químicos: Uma ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem em ciências

  • Layna Katyane Ribeiro Silva Curso de Farmácia, Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
  • Wilton Vieira do Carmo
  • Ana Gabrieli Cardoso Furtado
  • Camila Farias dos Santos
  • Nádia Rosana Matos Soares
  • Danay Rosa Dupeyron Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
Palavras-chave: Jogos didáticos, ensino de química, distribuição eletrônica, tabela periódica, estrutura atômica

Resumo

Novas metodologias têm buscado complementar o modelo tradicional de ensino de ciências, baseado na memorização de assuntos e com baixo potencial motivador. Diante desse cenário, os jogos didáticos surgem como ferramenta opcional ao atendimento dessa necessidade, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e divertido. O objetivo do presente trabalho foi a elaboração de tabuleiros que propiciassem a interação entre alunos e facilitassem a construção do conhecimento das disciplinas de Físico-Química e Química Geral. Para o desenvolvimento da atividade foram utilizados quatro jogos de tabuleiros, idealizados e desenvolvidos pelos acadêmicos, baseados num conjunto de perguntas e respostas relacionado aos conteúdos de química, previamente abordados em aulas expositivas, como por exemplo: introdução à química, distribuição eletrônica, tabela periódica, estados da matéria, estrutura atômica e estudo dos gases. Através de uma primeira análise, de caráter qualitativo, foi notório o aprendizado dos acadêmicos desde o processo de confecção dos jogos de tabuleiro, devido à necessidade de pesquisas sobre o tema para a elaboração de perguntas e respostas. Com relação ao interesse dos estudantes na utilização dos jogos, a maioria dos acadêmicos (acima dos 80 %) mostrou entusiasmo e relatou satisfação no aprendizado de química através do uso dos tabuleiros. Cabe mencionar que um grupo de estudantes (~15%) apresentou comportamento tímido e uma pequena parte dos acadêmicos (5%) se mostraram pouco interessados. Verificou-se, que os jogos de tabuleiro apresentados constituem uma proposta promissora para promover a aprendizagem no ensino de química, favorecendo a interação entre acadêmicos e tornando o processo de assimilação mais atrativo.
Publicado
16-12-2020
Como Citar
Ribeiro Silva, L., Vieira do Carmo, W., Cardoso Furtado, A. G., Farias dos Santos, C., Matos Soares, N., & Dupeyron, D. (2020). Tabuleiros Químicos: Uma ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem em ciências. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(2), 107-113. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p107-113
Seção
Artigos originais