Estudo fitoquímico, bioativo, fotoprotetor e físico-químico do extrato floral de Cochlospermum regium (Schrank.) Pilg. – Bixaceae (algodãozinho do cerrado)
Palavras-chave:
Bixaceae, Cochlospermum, Fitoquímica, Flores
Resumo
Cochlospermum regium pertencente à família Bixaceae, apresenta vários estudos quanto as suas ações biológicas em inúmeros ensaios in vitro, entretanto pouco se sabe sobre o extrato floral. O trabalho teve por objetivo avaliar o extrato hidroetanólico floral quanto à fitoquímica, atividade biológica, fotoprotetora e físico-química. Flores de C. regium foram coletadas em área de Cerrado em abril a maio de 2020. O extrato hidroetanólico foi produzido por maceração, o rendimento e conteúdo de umidade determinado em porcentagem. O ensaio fitoquímico realizado qualitativamente em reações colorimétricas empregando diversos reagentes. A cromatografia por camada delgada foi realizada usando diferentes eluidores e reveladores e os resultados determinados em fator de retenção Rfs. O ensaio para determinação da atividade de fotoproteção realizada entre os comprimentos de ondas 200 a 400 nm em espectrofotômetro UV-Vis. Para os ensaios biológicos, foram determinados através da redução do radical DPPH e determinado em EC50, e para compostos fenólicos totais por Folin-Ciocalteau. Os ensaios físico-químicos foram determinados para pH, sólidos totais, índice de refração e densidade relativa. O rendimento de extrato foi de 19,41%, teor de umidade de 80,59%, para fitoquímica, em especial para as classes de glicosídeos cardíacos, cianogênicos, ácidos orgânicos, saponinas hemolíticas, fenólicos, flavonoides e catequinas. A classe de taninos condensados foi observada. A varredura no UV-Vis apresentou bandas em 289, 376, 396 e 423 nm sugerindo a presença de alcaloides, fenólicos, flavonoides e carotenoides. Importante atividade hemolítica e fotoprotetora foram observadas qualitativamente. A atividade antioxidante EC50 igual a 12,41 µg mL-1, compostos fenólicos totais de 436,11 mg EAG 100 g-1 de extrato seco, pH de 4,84, índice de refração de 1,4036 nD, densidade relativa de 0,8219 g mL-1 e a presença de glicose como açúcar redutor e de sacarose como açúcar não redutor na análise cromatográfica em camada delgada. O extrato das flores de C. regium demonstraram em estudos, importantes resultados in vitro, sugerindo que novos ensaios devem ser realizados.
Publicado
16-12-2020
Como Citar
Filho, A. C., Santos, M., & Castro, C. (2020). Estudo fitoquímico, bioativo, fotoprotetor e físico-químico do extrato floral de Cochlospermum regium (Schrank.) Pilg. – Bixaceae (algodãozinho do cerrado). Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(2), 59-71. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p59-71
Seção
Artigos originais