Telemedicina e sua relação com comunicação, tecnologia e convergência

  • Rosemary de Carvalho Rocha Koga Universidade Federal do Amapá
  • José Raimundo da Silva koga Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: Telemedicina, Convergência, Tecnologia, Comunicação e Saúde

Resumo

Este artigo discorre sobre o papel do profissional jornalista em promover a informação em saúde, principalmente em serviço de telemedicina. Questiona-se, via cultura da convergência, como a comunicação pode contribuir no serviço de telemedicina? Como a inteligência coletiva por meio de experiências reais de vida pode colaborar na convergência da medicina tradicional para a telemedicina? Em paralelo a visão defendida por Henry Jenkins (2009) quando define meios de comunicação, observa-se uma mudança de protocolos das pessoas que buscam esclarecimentos sobre saúde. Supõe-se que essas mudanças de protocolo contribuem para desdobramentos de tratamentos e da saúde geral dos pacientes. Este trabalho resume por meio de pesquisa bibliográfica algumas ideias de autores que abordam sobre a telemedicina. Espera-se, pela cultura da convergência, a autonomia do paciente, como por exemplo, em escolher qual forma deseja ser consultado, qual método que lhe oferece menor risco e maior benefício de saúde.

Biografia do Autor

José Raimundo da Silva koga, Universidade Federal do Amapá
Graduando em Jornalismo. Atua em Comunicação social e Comunicação em saúde. Desenvolve atividades de produção, edição, direção, reportagens, documentários, assessoria de comunicação e imprensa. Experiência em empreendedorismo, Tv por assinatura, gestão de pessoas (torre de controle, montagem e manutenção de antenas de telecomunicação, administração de setor de pessoal e vendas).
Publicado
18-06-2020
Como Citar
Koga, R., & koga, J. (2020). Telemedicina e sua relação com comunicação, tecnologia e convergência. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(1), 111-116. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p111-116