Uso das técnicas por diafanização e modelagem matemática em 3D como métodos de contribuição e identificação foliar de Protium ovatum Engl.

  • Antonio Carlos Pereira de Menezes Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano-IF Goiano
Palavras-chave: F.E.V.S, nervação, Protium ovatum, diafanização foliar, análise foliar

Resumo

O trabalho teve por objetivo o uso das técnicas por diafanização e modelagem matemática em 3D como métodos de contribuição e identificação foliar de Protium ovatum Engl. Folhas de P. ovatum foram coletadas em uma área de Cerrado no município de Rio Verde, GO, Brasil. As lâminas foliares foram diafanizadas com azul de toluidina, violeta de genciana, azul de metileno, safranina e fucsina fenólica. Foi realizado o escaneamento e micrografias ópticas, e modelagem matemática em 3D, utilizando imagens no negativo, invertidas e filtros XYZ. Foram obtidos resultados importantes para a identificação acurada da espécie P. ovatum por diafanização foliar e com artifícios matemáticos em 3D. Foram observados 3 pares de folíolos, tricomas glandulares apenas na face adaxial e tectores na abaxial, estômatos paracíticos apenas na face abaxial, nervuras de até 4ª ordem, aréolas completas, F.E.V.s com 2-3 bifurcações, nervuras intersecundárias, e padrões morfológicos compartilhados entre as outras espécies de Protium. Este estudo proporcionou importantes dados a respeito da espécie de P. ovatum através das técnicas de diafanização foliar e por modelagem em 3D.
Publicado
18-06-2020
Como Citar
Filho, A. C. (2020). Uso das técnicas por diafanização e modelagem matemática em 3D como métodos de contribuição e identificação foliar de Protium ovatum Engl. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(1), 78-87. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p78-87