Espaços para o ensino de biologia e ciências: reflexões acerca das observações durante estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p61-66Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, motivação, educaçãoResumo
Para entender mais sobre a relação do espaço de aprendizagem com o processo de ensino é que foi proposto esse trabalho. Ele é composto por relatos obtidos durante o estágio supervisionado I em duas escolas estaduais de Manaus-AM. O acompanhamento foi observacional com pesquisa participativa em que foram observadas as aulas de biologia para alunos de ensino médio, com dois professores que utilizam metodologias diferentes. Também foi feito o acompanhamento e fiscalização de uma feira de ciências para alunos do fundamental II, onde foram observadas a interação dos alunos com o público e a motivação deles em frente a essa estratégia de modificação do espaço convencional de sala de aula. Os alunos do ensino médio se mostraram mais participativos quando o ambiente de sala foi moldado com diferentes estratégias pelo professor e os do ensino fundamental também demonstraram uma maior motivação quando arguidos pelos avaliadores durante a feira de ciências.