Espaços para o ensino de biologia e ciências: reflexões acerca das observações durante estágio supervisionado

Autores

  • David Silva Nogueira Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • João Paulo Martins de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Elizandra Rego de Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p61-66

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, motivação, educação

Resumo

Para entender mais sobre a relação do espaço de aprendizagem com o processo de ensino é que foi proposto esse trabalho. Ele é composto por relatos obtidos durante o estágio supervisionado I em duas escolas estaduais de Manaus-AM. O acompanhamento foi observacional com pesquisa participativa em que foram observadas as aulas de biologia para alunos de ensino médio, com dois professores que utilizam metodologias diferentes. Também foi feito o acompanhamento e fiscalização de uma feira de ciências para alunos do fundamental II, onde foram observadas a interação dos alunos com o público e a motivação deles em frente a essa estratégia de modificação do espaço convencional de sala de aula. Os alunos do ensino médio se mostraram mais participativos quando o ambiente de sala foi moldado com diferentes estratégias pelo professor e os do ensino fundamental também demonstraram uma maior motivação quando arguidos pelos avaliadores durante a feira de ciências.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Nogueira, D. S., de Souza, J. P. M., & de Vasconcelos, E. R. (2020). Espaços para o ensino de biologia e ciências: reflexões acerca das observações durante estágio supervisionado. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(1), 61–66. https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p61-66