Espaços para o ensino de biologia e ciências: reflexões acerca das observações durante estágio supervisionado

  • David Silva Nogueira Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • João Paulo Martins de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Elizandra Rego de Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, motivação, educação

Resumo

Para entender mais sobre a relação do espaço de aprendizagem com o processo de ensino é que foi proposto esse trabalho. Ele é composto por relatos obtidos durante o estágio supervisionado I em duas escolas estaduais de Manaus-AM. O acompanhamento foi observacional com pesquisa participativa em que foram observadas as aulas de biologia para alunos de ensino médio, com dois professores que utilizam metodologias diferentes. Também foi feito o acompanhamento e fiscalização de uma feira de ciências para alunos do fundamental II, onde foram observadas a interação dos alunos com o público e a motivação deles em frente a essa estratégia de modificação do espaço convencional de sala de aula. Os alunos do ensino médio se mostraram mais participativos quando o ambiente de sala foi moldado com diferentes estratégias pelo professor e os do ensino fundamental também demonstraram uma maior motivação quando arguidos pelos avaliadores durante a feira de ciências.
Publicado
18-06-2020
Como Citar
Nogueira, D., de Souza, J., & de Vasconcelos, E. (2020). Espaços para o ensino de biologia e ciências: reflexões acerca das observações durante estágio supervisionado. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(1), 61-66. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p61-66