Jogos didáticos como recurso de fixação de conteúdos de química na educação superior

Autores

  • Ádria Thayssa Alves Pontes IMMES
  • Camilla Costa de Sousa
  • Gabrieli Santos Oliveira
  • Gustavo do Rosário Costa
  • Nádia Rosana Matos Soares
  • Danay Rosa Dupeyrón Martell

DOI:

https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p51-60

Palavras-chave:

Uno-química, Jogo da memória, Jogo da velha, Dominó, Quebra-cabeça

Resumo

Em vários cursos da educação superior, em particular nos cursos de farmácia, a matéria de química tem se mostrado como um obstáculo para o estudante devido à dificuldade no aprendizado sobre os conceitos desta ciência, muitas vezes deficientes desde o ensino médio. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar cinco jogos didáticos voltados à química, desenvolvidos pelos graduandos do segundo período do curso de farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES). Os jogos são baseados em jogos tradicionais, no entanto construídos com informações de química selecionadas. Observou-se que a estratégia dos jogos trouxe a quebra dos padrões clássicos ensinados em sala de aula, vislumbrando uma didática mais atrativa. Deste modo, os acadêmicos demonstraram um especial interesse em participar da disciplina. Pode-se constatar também que o processo de ensino mediado pelos jogos proporcionou melhores condições para o entendimento da matéria. Estas ferramentas didáticas, onde o aprendizado acontece não apenas por assimilação de conceitos químicos repetitivos, permitem desmitificar a complexidade desta ciência, evitando que a matéria se torne cansativa e de difícil entendimento. Nesse sentido, os cinco jogos apresentados (uno químico, jogo da memória, jogo da velha, dominó e quebra-cabeça) poderão ser usados como recurso para fixação de conteúdos de química de uma maneira moderna e dinâmica. Assim, o emprego de métodos ativos de ensino-aprendizagem, em conjunto com as aulas expositivas, permite facilitar o contato dos alunos com a química, tornando o assunto compreensível e agradável.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Alves Pontes, Ádria T., de Sousa, C. C., Oliveira, G. S., Costa, G. do R., Soares, N. R. M., & Martell, D. R. D. (2020). Jogos didáticos como recurso de fixação de conteúdos de química na educação superior. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(1), 51–60. https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n1p51-60