Quimioluminescência: uma proposta experimental simples e de baixo custo para o assunto de Estrutura Atômica
Palavras-chave:
Quimioluminescência, Experimentação, Teoria-prática, Aprendizagem
Resumo
Neste trabalho é apresentada uma proposta de experimentação, simples e de baixo custo, que pode ser aplicada para a consolidação da aprendizagem referente ao assunto de Estrutura Atômica. Esta proposta foi elaborada tendo como base um questionário que foi aplicado, nas três séries do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do estado de Alagoas, para saber o que os alunos achavam da disciplina de Química, da metodologia que o professor usava para passar os conteúdos da disciplina, bem como o que poderia ser feito pelo professor para melhorar as aulas da mesma e se eles enxergavam a Química no cotidiano. Através das respostas da maioria dos alunos ao questionário em tese, ficou claro que a disciplina de Química, desta escola, precisa ser mais atrativa, contextualizada, e abordada de forma diferente da que foi observa. Tal problema pode ser resolvido ao aplicar a proposta experimental apresentada neste trabalho, após as aulas sobre Estrutura Atômica, uma vez que ela é simples e de baixo custo, não precisando de laboratório para a sua realização. Assim haverá uma relação entre a teoria e a prática o que pode melhorar o desempenho dos alunos significativamente.
Publicado
21-11-2019
Como Citar
Silva, A. (2019). Quimioluminescência: uma proposta experimental simples e de baixo custo para o assunto de Estrutura Atômica. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(2), 125-132. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n2p125-132
Seção
Nota Científica