Construção do Conhecimento em Sala de Aula: enfoque no Ensino por Investigação

  • Georgianna Silva dos Santos Fiocruz
  • Maria de Fátima Alves de Oliveira
Palavras-chave: Ensino por investigação, Ensino de Ciências, Problematização

Resumo

A aprendizagem das Ciências envolve processos individuais e sociais que através de uma educação problematizadora coloca o aluno como participante ativo no seu processo de aprendizagem. Ao se deparar com situações-problemas que lhe são propostas, espera-se que o aluno estabeleça relações e construa conhecimento próximos até do conhecimento científico. Nessa vertente, o Ensino por Investigação é apontado na literatura como um aporte teórico-metodológico que privilegia a problematização, diferenciando-se das aulas expositivas tradicionais por apresentar uma abordagem de ensino centrada no aluno, no qual ele é protagonista na busca da solução de um problema. Neste artigo, trazemos alguns autores que desenvolvem pesquisas no ambiente educacional com professores e alunos através do Ensino por Investigação, no qual vem se destacando como uma linha de estudo em Educação em Ciências e como abordagem didática nas salas de aulas, relacionando a linguagem e a afetividade como processo de construção do conhecimento.
Publicado
22-06-2019
Como Citar
Santos, G., & de Oliveira, M. de F. (2019). Construção do Conhecimento em Sala de Aula: enfoque no Ensino por Investigação. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(1), 67-71. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n1p67-71