Construção do Conhecimento em Sala de Aula: enfoque no Ensino por Investigação

Autores

  • Georgianna Silva dos Santos Fiocruz
  • Maria de Fátima Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n1p67-71

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Ensino de Ciências, Problematização

Resumo

  • A aprendizagem das Ciências envolve processos individuais e sociais que através de uma educação problematizadora coloca o aluno como participante ativo no seu processo de aprendizagem. Ao se deparar com situações-problemas que lhe são propostas, espera-se que o aluno estabeleça relações e construa conhecimento próximos até do conhecimento científico. Nessa vertente, o Ensino por Investigação é apontado na literatura como um aporte teórico-metodológico que privilegia a problematização, diferenciando-se das aulas expositivas tradicionais por apresentar uma abordagem de ensino centrada no aluno, no qual ele é protagonista na busca da solução de um problema. Neste artigo, trazemos alguns autores que desenvolvem pesquisas no ambiente educacional com professores e alunos através do Ensino por Investigação, no qual vem se destacando como uma linha de estudo em Educação em Ciências e como abordagem didática nas salas de aulas, relacionando a linguagem e a afetividade como processo de construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2019-06-22

Como Citar

Santos, G. S. dos, & de Oliveira, M. de F. A. (2019). Construção do Conhecimento em Sala de Aula: enfoque no Ensino por Investigação. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(1), 67–71. https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n1p67-71