O Ensino Religioso nas escolas públicas do estado do Amapá: orientações curriculares e expectativas de aprendizagem
Palavras-chave:
Ensino Religioso, Currículo, Aprendizagem, Amapá
Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar o ER nas escolas públicas do Estado do Amapá. Trata-se do resultado de um estudo descritivo de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica e a análise documental como forma de investigação. Os resultados pontuaram aspectos relacionados às orientações curriculares dispensadas pela Secretaria Estadual de Educação (SEED) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), além de outras orientações. Foram elencadas as expectativas de aprendizagens para o componente ER no Ensino Fundamental das escolas públicas que compõem a rede estadual de ensino do Amapá. Concluiu-se que o ER tem sido uma tarefa desafiadora, que não pode se influenciar por apenas uma concepção religiosa, mas deve adotar em suas práticas educativas a laicidade e as reformulações promovidas pelas legislações educacionais em nível nacional e estadual, as quais, em sua totalidade garantem uma educação para todos, igualitária e provedora de acesso ao processo ensino e aprendizagem, sem utilizar métodos ou conteúdos seletivos e nem modelos para se afirmar o trabalho do fenômeno religioso na escola.
Publicado
22-06-2019
Como Citar
Oliveira, J., Oliveira, J., Ventura de Sousa, V., & Damasceno, M. R. (2019). O Ensino Religioso nas escolas públicas do estado do Amapá: orientações curriculares e expectativas de aprendizagem. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(1), 33-42. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n1p33-42
Seção
Artigos de revisão de literatura