O Ensino Religioso nas escolas públicas do estado do Amapá: orientações curriculares e expectativas de aprendizagem

  • Jane Cristina Oliveira Faculdade Unida de Vitória
  • Joselina Souza de Oliveira Faculdade Unida de Vitória
  • Vânia Célia Ventura de Sousa Faculdade Unida de Vitória
  • Maria Raimunda Valente de Oliveira Damasceno Faculdade Unida de Vitória
Palavras-chave: Ensino Religioso, Currículo, Aprendizagem, Amapá

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o ER nas escolas públicas do Estado do Amapá. Trata-se do resultado de um estudo descritivo de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica e a análise documental como forma de investigação. Os resultados pontuaram aspectos relacionados às orientações curriculares dispensadas pela Secretaria Estadual de Educação (SEED) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), além de outras orientações. Foram elencadas as expectativas de aprendizagens para o componente ER no Ensino Fundamental das escolas públicas que compõem a rede estadual de ensino do Amapá. Concluiu-se que o ER tem sido uma tarefa desafiadora, que não pode se influenciar por apenas uma concepção religiosa, mas deve adotar em suas práticas educativas a laicidade e as reformulações promovidas pelas legislações educacionais em nível nacional e estadual, as quais, em sua totalidade garantem uma educação para todos, igualitária e provedora de acesso ao processo ensino e aprendizagem, sem utilizar métodos ou conteúdos seletivos e nem modelos para se afirmar o trabalho do fenômeno religioso na escola.

Biografia do Autor

Joselina Souza de Oliveira, Faculdade Unida de Vitória
Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Especialista em Metodologia do Ensino de Meio Ambiente e em Novas linguagens e novas abordagens da Língua Portuguesa. Licenciada Plena em Letras-habilitação Português.
Vânia Célia Ventura de Sousa, Faculdade Unida de Vitória
Mestranda em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória. Especialista em Psicopedagogia e em Gestão Educacional. Graduada em Letras e em Pedagogia.
Maria Raimunda Valente de Oliveira Damasceno, Faculdade Unida de Vitória
Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Doutora em Ciências da Educação. Mestra em Antropologia. Bacharel em Sociologia e Serviço Social.
Publicado
22-06-2019
Como Citar
Oliveira, J., Oliveira, J., Ventura de Sousa, V., & Damasceno, M. R. (2019). O Ensino Religioso nas escolas públicas do estado do Amapá: orientações curriculares e expectativas de aprendizagem. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(1), 33-42. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n1p33-42
Seção
Artigos de revisão de literatura