Desafios e perspectivas no ensino de química: uma reflexão a partir da experiência no curso de farmácia do IMMES

  • Danay Dupeyron Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
  • Nadia Matos Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior. Macapá, AP Brasil/ Curso de Farmácia
  • Ravel Veiga
  • Ismael Nascimento
  • Josemara Silva
  • Iasmin Oliveira
  • Andressa Alberto
  • Nathalia Santos
  • Bianca Santos
  • Clivia Silva
  • Alison Oliveira
  • Anderson Alberto
  • Gisele Cruz
Palavras-chave: Ensino de Química, Formação de farmacêuticos, Práticas educativas, Macapá, Cenário IMMES

Resumo

O ensino de química apresenta-se como um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro. No nível superior, em particular, enfrenta problemas que se iniciam no ensino médio e se refletem quando os alunos entram na universidade. No contexto macapaense, o cenário é ainda mais crítico devido a diversos fatores locais tais como a falta de: boa base do ensino médio, profissionais da área; bons laboratórios, entre outros. Diante deste contexto, e somado a falta de motivação observada por parte dos acadêmicos do curso de farmácia com relação às matérias de química, o presente trabalho tem por objetivo promover uma reflexão a respeito do processo de ensino-aprendizagem de química no curso de farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES). Para isto, realizou-se uma investigação exploratória, com emprego de abordagem qualitativa, baseada em dados primários obtidos através da aplicação de um questionário. Dentre os aspectos gerais de maior relevância observados neste trabalho encontram-se que: 100% dos acadêmicos entrevistados são de nacionalidade brasileira, sendo 63% do sexo feminino; a idade média geral foi de 27 anos, mas com uma ampla faixa etária (17-50). Observou-se também, que o curso conta com um elevado número de estudantes-trabalhadores (65%). Com relação aos aspectos específicos, relacionados ao ensino de química, chamou a atenção o fato de 56,4% dos alunos nunca terem realizados atividades práticas no ensino médio. Os resultados mostraram que a maioria dos acadêmicos (60%) classificou os conhecimentos adquiridos de química no ensino médio como razoáveis ou péssimos. No entanto, a complexidade de conteúdo desta ciência revelou-se como a principal dificuldade encontrada pelos discentes. Cabe destacar que os dados levantados através desta pesquisa servirão como ponto de partida para a preparação dos acadêmicos do curso de farmácia do IMMES para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Biografia do Autor

Danay Dupeyron, Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
Graduação em Química pela Universidad de la Habana (2002). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidad de la Habana, com ênfase em materiais orgânicos e poliméricos (2005). Doutorado em Biodiversidade Tropical pela UNIFAP, com ênfase no desenvolvimento e caracterização físico-química de sistemas poliméricos nanoestruturados para liberação controlada de fármacos de origem natural e sintética (2013). Têm experiência nas áreas de Química e Farmacotécnica. Tem trabalhado com vários métodos de análise de sistemas nanoestruturados: Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), Espectroscopia vibracional no infravermelho (FTIR), Calorimetria diferencial de Varredura (DSC), Análise termogravimétrica (TGA) e Potencial Zeta. Associado na Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais- SBPMat (2009). Integrante da Rede Amazônica de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos - RANAF (2010). Atualmente docente no curso de farmácia no Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior - IMMES.
Nadia Matos, Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior. Macapá, AP Brasil/ Curso de Farmácia
Possui graduação em FARMÁCIA pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ (1993), mestre em Ciências Ambientais (UNITAU). Atualmente é coordenadora do curso de Farmácia do IMMES/AP e Farmacêutica do Governo do Estado do Amapá, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária, Fitopatologias, Banco de Leite Humano.
Ravel Veiga
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Ismael Nascimento
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Josemara Silva
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Iasmin Oliveira
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Andressa Alberto
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Nathalia Santos
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Bianca Santos
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Clivia Silva
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Alison Oliveira
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Anderson Alberto
Acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).
Gisele Cruz
Professora do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES). Doutora em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais (IPPN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Biotecnologia Vegetal pela UFRJ e farmacêutica industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência em Produtos Naturais, com ênfase na pesquisa de atividade biológica de metabólitos secundários de plantas. Atualmente pesquisa por novas substâncias antimicrobianas da biodiversidade brasileira.
Publicado
22-06-2019
Como Citar
Dupeyron, D., Matos, N., Veiga, R., Nascimento, I., Silva, J., Oliveira, I., Alberto, A., Santos, N., Santos, B., Silva, C., Oliveira, A., Alberto, A., & Cruz, G. (2019). Desafios e perspectivas no ensino de química: uma reflexão a partir da experiência no curso de farmácia do IMMES. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(1), 49-58. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n1p49-58