Um olhar fenomenológico sobre o cuidador familiar e os cuidados paliativos ao paciente oncológico

  • Thalyta Silva Gomes Ferreira IMMES
  • Camila Alves Siqueira IMMES
  • Raissa Cavalcante Rodrigues IMMES
  • Jefferson Dos Santos Melo IMMES
Palavras-chave: Cuidador, Cuidados Paliativos, Suporte Familiar

Resumo

Os pacientes oncológicos em cuidados paliativos necessitam do auxílio de pessoas denominadas cuidadores, que na maioria das vezes são os próprios familiares. O cuidador familiar acaba por se tornar responsável pelo paciente em cuidados paliativos, enfrentando um trabalho que o desgasta nos aspectos físico e mental. Diante disto, este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de campo de cunho clínico, com abordagem qualitativa na perspectiva do método fenomenológico, sendo fruto de uma monografia que tinha por objetivo compreender como o cuidador familiar se sentia diante da responsabilidade em acompanhar o paciente que se encontrava em cuidados paliativos. Os cuidadores eram familiares de 05 pacientes oncológicos do sexo masculino em cuidados paliativos, assistidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de um hospital na cidade de Macapá - Amapá. A pesquisa se utilizou da entrevista semiestruturada, com auxílio de gravador de voz, papel e caneta. Para a análise de dados, ocorreu a descrição preliminar da vivencia do familiar, a fim de obter uma compreensão geral e intuitiva do seu modo de existir diante dessas experiências. Compreende-se por fim, que há diferenças nas vivencias de cada cuidador familiar, e ainda assim, alguns fatores se assemelham, e apesar da situação de extremas mudanças na sua vida, a função é desempenhada de maneira que estes cuidadores se sentem bem, recompensados e dignificados.

Biografia do Autor

Camila Alves Siqueira, IMMES
Bacharel em Psicologia pela Associação Educacional da Amazônia - SEAMA (2011). Especialista em Gestão Estratégica pela Associação Educacional da Amazônia - SEAMA (2013). Foi membro no período de 2011até 2014.1 do CONSUS - Conselho Superior da Seama; Atualmente é prestadora de serviços como psicóloga da empresa Recruiters Brasil, onde realiza recrutamento e seleção para bancos, atuou como psicóloga clínica no Espaço Clínico de Psicologia e Desenvolvimento Humano - ECLIPSI durante o período de 2012 à 2014.1, professora bolsista da disciplina de psicologia organizacional do curso de Bacharel em Administração Pública da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP no ano de 2013. E através do Ministério Público Comunitário atuou como mediadora de conflitos na Delegacia de Crimes Contra a Mulher no período de 2013 a 2014.1. Atualmente é Psicóloga no Psicossocial da Delegacia de Crimes Contra a Mulher e professora no Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior com as disciplinas de Psicopatologia I e II, Psicopatologia Infanto-Juvenil, compõe como membro do Conselho Regional de Psicologia 10º Região -AP. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: violência doméstica contra mulheres e crianças, autoimagem e escalpelamento na Amazônia, programas de qualidade de vida do trabalhador e saúde mental.
Raissa Cavalcante Rodrigues, IMMES
Acadêmica de Psicologia do IMMES
Jefferson Dos Santos Melo, IMMES
Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007). Docente da Faculdade Macapaense (FAMA) e do Instituto Macapaense de Ensino Superior (IMMES). Atualmente é Psicólogo do Hospital de Emergências de Macapá (HE), funcionário público efetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) do Governo do Amapá. Psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social ( CREAS ) da Prefeitura Municipal de Macapá. Tendo trabalhado anteriormente como Psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do CRAS de Bom Jesus do Tocantins/ PA. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Municipal de Afuá, Ilha do Marajó. Foi Psicólogo do CREAS Regional Marajó II - Soure, vinculado à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDES), Governo do Estado do Pará. Tendo atuado anteriormente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras - Marajó/Pará; na Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari - Marajó/Pará; no Programa de Educação Profissional da Escola Salesiana do Trabalho - Belém/Pará; no Instituto de Pastoral Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (IPAR - CNBB Norte II) - Belém/Pará; e Psicólogo do Centro de Recuperação ao Depedente Químico da Associação Fazenda Embrião - Castanhal/Pará. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas e Assistência Social, Educação profissionalizante, adolescente em conflito com a lei, dependência química, psicologia clínica.
Publicado
22-06-2019
Como Citar
Gomes Ferreira, T., Siqueira, C., Rodrigues, R., & Melo, J. (2019). Um olhar fenomenológico sobre o cuidador familiar e os cuidados paliativos ao paciente oncológico. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(1), 43-48. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n1p43-48