Prions: Uma revisão de suas propriedades bioquímicas e das características patológicas das encefalopatias espongiformes transmissíveis

Palavras-chave: prions, , proteínas infecciosas, doenças neurodegenerativas

Resumo

Prions são proteínas associadas a vários distúrbios neurodegenerativos infecciosos, como o tremor epizoótico, o kuru, a doença de Creutzfeldt-Jakob, a síndrome de Gerstmann-Straussler e a insônia familiar fatal, cujos agentes etiológicos têm a capacidade de "contornar" a barreira das espécies e infectar o homem e os animais e vice-versa, ocorrendo inevitavelmente a doença após a exposição dentro de um intervalo de tempo que é variável em espécies intermediárias, sendo esta característica e a natureza proteica desses agentes etiológicos únicos no contexto das doenças infecciosas, considerando também o fato de que são apenas parte de um organismo e não um organismo completo como bactérias, fungos e parasitas. Neste artigo de revisão serão expostos os aspectos bioquímicos dos prions em suas duas conformações estruturais PrPC e PrPSC, bem como aspectos gerais da patogênese e epidemiologia das doenças priônicas.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Pena Costa, Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
Graduado em Ciências Biológicas (bacharelado) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com período sanduíche nos Estados Unidos na Missouri University of Science and Technology (Missouri S&T) e acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior - (IMMES). Possui experiência em microbiologia.
Antonio Carlos Souza Silva-Júnior, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (2009), tem Mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Microbiologia pela Universidade Federal do Amapá (2013). Atualmente é Analista de Meio Ambiente/Pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, pertencente ao Núcleo de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Laboratório de Microbiologia; Professor do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior-IMMES, dos colegiados de Farmácia, Engenharia Florestal, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia nas disciplinas de Microbiologia Geral, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Clínica, Biologia Celular, Controle Biológico, Bioquímica Geral, Bioquímica Metabólica, Bioquímica Vegetal, Genética Geral, Higiene e Vigilância Sanitária, Bromatologia, Saúde Pública e Epidemiologia, Evolução e Genética do Comportamento e Neurociências. Tem experiência nas áreas: Microbiologia Geral e de Alimentos e Controle de Qualidade.
Publicado
20-06-2018
Como Citar
Costa, A. L., & Silva-Júnior, A. C. (2018). Prions: Uma revisão de suas propriedades bioquímicas e das características patológicas das encefalopatias espongiformes transmissíveis. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 1(1), 04-13. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v1n1p4-13
Seção
Artigos de revisão de literatura