Utilização dos Recursos Midiáticos no Ensino de Biologia, em Escola Pública

  • Gonçalo Mendes da Conceição Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde/PPGBAS
  • Rozângela Maria de Araújo Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Maria Lindalva Alves da Silva Universidade Estadual do Maranhão/UEMA
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Recursos didádicos, Tecnologias educacionais

Resumo

Os recursos midiáticos nas escolas públicas, funcionam como instrumentos de inovação, permitindo a compreensão das diversas atividades que os professores propõem a seus alunos em sala de aula. A pesquisa objetivou analisar a utilização dos recursos midiáticos no ensino de Biologia. A pesquisa foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Como metodologia utilizou-se dois questionários semiestruturados com dez questões fechadas: um aplicado a dois professores da disciplina de Biologia e, outro, para 42 alunos de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, matriculados no primeiro semestre de 2016. Os resultados foram representados por meio de frequências simples e relativas e por meio de tabelas para facilitar a comparação entre as respostas dadas pelos discentes sobre o uso dos recursos. Também foi comparada a percepção dos docentes quanto ao uso dos recursos em suas aulas. Os resultados demonstraram a importância do uso das Tecnologias da Comunicação e da Informação dos atores sociais pesquisados, como facilitadores na mediação dos conteúdos, para que a aprendizagem se torne mais significativa, na construção do conhecimento e na compreensão dos conteúdos de Biologia ensinados na escola pública.
Publicado
05-11-2018
Como Citar
Conceição, G., de Araújo, R., & da Silva, M. L. (2018). Utilização dos Recursos Midiáticos no Ensino de Biologia, em Escola Pública. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 1(2), 51-62. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v1n2p51-62