Reflexões sobre a qualidade da água de abastecimento público em Nossa Senhora do Livramento-MT

Palavras-chave: Poços tubulares, qualidade da água, cloração, padrão de potabilidade da água, tratamento de água

Resumo

A qualidade da água que abastece uma cidade é fundamental para a saúde de seus moradores. No município de Nossa Senhora do Livramento, MT, o abastecimento público é feito com águas de poços tubulares, porém alguns moradores idosos expressaram descontentamento quanto ao gosto e ao cheiro da água que chega às suas torneiras. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi realizar medidas físico-químicas e microbiológicas em pontos que pudessem dar uma possível resposta a essa demanda. As medidas foram realizadas em 12 pontos, que incluíram o poço tubular principal da cidade, o reservatório do Departamento de Água e Esgoto e os cavaletes das casas desses moradores ou próximos a elas. As medidas físico-químicas foram realizadas in loco, em setembro e novembro de 2018 e fevereiro de 2019, usando-se um fotômetro multiparâmetro e um turbidímetro, e as microbiológicas em laboratório pela técnica de membrana filtrante. Os resultados apontaram que tanto o teor de cloro como a maioria dos parâmetros avaliados estavam dentro do que preconiza a PCR MS no 05/17, Anexo XX. No entanto, é importante atentar-se às reclamações dos consumidores quanto ao gosto e ao odor de substâncias na água, porque podem apontar falhas no tratamento da água ou de contaminação na própria rede.

Biografia do Autor

Alysson Morais da Silva, UFMT
Acadêmico do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
Carla Maria Abido Valentini, IFMT
Graduação em Licenciatura em Ciências / Habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), mestrado em Física e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Professora Titular e orientadora de pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá-Bela Vista nas áreas de Química e Ciências Ambientais nas modalidades presencial e EAD.
Publicado
16-12-2020
Como Citar
Morais da Silva, A., & Abido Valentini, C. (2020). Reflexões sobre a qualidade da água de abastecimento público em Nossa Senhora do Livramento-MT. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(2), 92-106. Recuperado de http://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/408
Seção
Artigos originais