Riscos, vulnerabilidades e proteção no enfrentamento da Covid-19 no Amazonas: notas reflexivas

Palavras-chave: Amazonas, Covid-19, Saúde Pública, Vulnerabilidade

Resumo

O presente estudo trata-se de um ensaio crítico acerca da pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas, que se destaca nacionalmente pelo colapso sanitário enfrentado. Diante disso, objetivamos apresentar fatores de riscos regionais e de vulnerabilidades que contribuíram para a eclosão desta crise e, para isto, nos apoiamos em artigos, mídias jornalísticas e outras fontes secundárias. Na discussão, foram priorizadas as dimensões social e programática como aporte teórico. Na dimensão social, analisamos cenários socioculturais que impactam nas práticas relacionadas à exposição ou à proteção e, na dimensão programática, consideramos as políticas e serviços de diversos setores intervenientes no processo de vulnerabilidade. Assim, entrevemos que esta crise é atravessada pela ótica interseccional, plasma-se pela escassez de políticas públicas de saúde voltadas para a realidade amazônica e desemboca na dificuldade de adesão às medidas de isolamento. Por fim, há uma urgência em ações intersetoriais que reconheçam as vulnerabilidades específicas do contexto amazônico como fatores determinantes para a garantia de proteção e saúde.

Biografia do Autor

Emily Rosário Menezes, Universidade Federal do Amazonas
Estudante de graduação em Psicologia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Laimara Oliveira da Fonseca
Estudante de graduação em Psicologoa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia (PPGPSI-UFAM). Psicólogo, pedagogo e doutor em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz. 
Publicado
16-12-2020
Como Citar
Menezes, E., da Fonseca, L., & Ferreira, B. (2020). Riscos, vulnerabilidades e proteção no enfrentamento da Covid-19 no Amazonas: notas reflexivas. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 3(2), 35-45. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v3n2p35-45
Seção
Artigos de revisão de literatura