Análise estrutural da proteína E do envelope do Zika vírus e perspectivas para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas/diagnósticas

  • Anderson Luiz Pena Costa Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
  • Antonio Carlos Souza Silva-Júnior Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Palavras-chave: Zika Vírus;, Proteína E;, Estrutura Proteica;

Resumo

O zika vírus no Brasil tem sido considerado um problema de saúde pública nacional desde a epidemia que ocorreu nos de 2016-2017, devido a inúmeros casos reportados de microcefalia e de síndrome de guillain-barré pós-viremia terem sido reportados durante a epidemia, ressaltando que até então, tais eventos nunca hávia sido observados e descritos em associação com o zika vírus. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo interpretar os dados disponíveis nos bancos de dados do National Center for Biotechnology, Uniprot e RCSB, e gerar informações sobre a estrutura bioquímica da proteína E do envelope do zika vírus e subísidiar trabalhos futuros direcionados ao desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico e a terapêutica da doença causada pelo zika vírus.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Pena Costa, Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior
Graduado em Ciências Biológicas (bacharelado) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com período sanduíche nos Estados Unidos na Missouri University of Science and Technology (Missouri S&T) e acadêmico do Curso de Farmácia do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior - (IMMES). Possui experiência em microbiologia.
Antonio Carlos Souza Silva-Júnior, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (2009), tem Mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Microbiologia pela Universidade Federal do Amapá (2013). Atualmente é Analista de Meio Ambiente/Pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, pertencente ao Núcleo de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Laboratório de Microbiologia; Professor do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior-IMMES, dos colegiados de Farmácia, Engenharia Florestal, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia nas disciplinas de Microbiologia Geral, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Clínica, Biologia Celular, Controle Biológico, Bioquímica Geral, Bioquímica Metabólica, Bioquímica Vegetal, Genética Geral, Higiene e Vigilância Sanitária, Bromatologia, Saúde Pública e Epidemiologia, Evolução e Genética do Comportamento e Neurociências. Tem experiência nas áreas: Microbiologia Geral e de Alimentos e Controle de Qualidade.
Publicado
05-11-2018
Como Citar
Costa, A. L., & Silva-Júnior, A. C. (2018). Análise estrutural da proteína E do envelope do Zika vírus e perspectivas para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas/diagnósticas. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 1(2), 63-65. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v1n2p63-65