Equações para estimativa de volume, biomassa e carbono para três espécies nativas da Amazônia, Cupiúba (Goupia glabra Aubl), angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke) e mandioqueira escamosa (Qualea paraenis Ducke)

  • Robson Carmo Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • Eleneide Doff Sotta Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA
  • Mikael Bruno Brito Ramos
  • Breno Marques da Silva e Silva Universidade do Estado do Amapá
  • Perseu da Silva Aparício Universidade do Estado do Amapá
  • Yan Klaus Santos dos Santos Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior-IMMES
Palavras-chave: Volume, Biomassa, Carbono, Alometria

Resumo

Algumas equações ajustadas para estimar volume, biomassa e estoque de carbono em florestas da Amazônia podem apresentar estimativas subestimadas ou superestimadas, quando essas equações são utilizadas por espécies. Logo, este estudo teve como objetivo ajustar equações para estimar o volume comercial, a biomassa e o estoque de carbono, por espécie, para três espécies nativas da Amazônia: Angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke), Mandioqueira escamosa (Qualea paraenis Ducke) e Cupiúba (Goupia glabra Aubl). O estudo foi realizado em uma unidade de manejo florestal da empresa Orsa Florestal, município de Almeirim (00°27’00’’S a 01°30’00’’S e 51°40’00’’W a 53° 20’00’’W), com sede em Monte Dourado (PA). A amostragem foi composta por 30 árvores, dez indivíduos de cada espécie. Os troncos das árvores foram cubados pelo método de Smalian em seguida pesados. Foram obtidos os valores reais de volume (9.7 ± 6.34 m3), biomassa (6.27 ± 4.51 t) e o carbono nos troncos (0.86 ± 0.71 t). As equações 12, 9 e 7 respectivamente, apresentaram o melhor conjunto de medidas de precisão para as três espécies. As melhores equações para estimativas de volume por espécie foram obtidas no ajuste do seguinte modelo: V= β0 + β1 D2 + β2D2HC + β3DHC + β4DHC2 + ε. A amostragem foi suficiente para o ajuste das equações volumétricas e insuficiente para gerar equações de precisão maior que 58% de coeficiente de determinação ajustado para estimar a biomassa, sendo a equação 13, a que apresentou o melhor conjunto de medidas de precisão comparada às demais equações.
Publicado
21-11-2019
Como Citar
Lima, R., Sotta, E., Ramos, M. B., Silva, B., Aparício, P., & Santos, Y. K. (2019). Equações para estimativa de volume, biomassa e carbono para três espécies nativas da Amazônia, Cupiúba (Goupia glabra Aubl), angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke) e mandioqueira escamosa (Qualea paraenis Ducke). Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(2), 74-82. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n2p74-82