O comportamento empático em crianças sob uma perspectiva analítico-comportamental: revisão bibliográfica

  • Cibelle Carvalho Araújo IMMES
  • Giselly Villela Pantoja IMMES
  • Ednaldo Façanha Gonçalves Instituto Macapaense de Ensino Superior-IMMES
  • Washington Luiz de Oliveira Brandão Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: Análise do Comportamento, Comportamento Empático, Habilidades Sociais, Comportamento empático e crianças

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar estudos que abordem a manutenção do comportamento empático em crianças, realizando um levantamento bibliográfico acerca do tema abordado sob o enfoque analítico-comportamental. Com relação á metodologia, o presente estudo utilizou a análise de conteúdo, que consiste em uma técnica que visa analisar criteriosamente os materiais a partir da coleta de dados, realizando uma análise crítica referente aos mesmos; foram excluídos do estudo materiais científicos que em seu conteúdo não contemplaram inteiramente a temática sobre comportamento empático e materiais que não fossem da abordagem análise do comportamento. Ademais, as buscas por materiais científicos foram realizadas nas bases de dados Scielo, Pepsic e produções científicas disponíveis em revistas eletrônicas. A realização das buscas de dados para subsidiar a pesquisa partiu dos seguintes descritores: habilidades sociais, comportamento empático, comportamento empático em crianças e análise do comportamento. Os dados coletados foram analisados por meio de resumos síntese a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a manutenção do comportamento empático em crianças se faz necessária para o aprimoramento nas relações sociais como um todo e com os seus pares, tendo em vista a minimização de comportamentos disfuncionais nessa faixa etária. Por fim, concluiu-se que há necessidade de novos estudos dentro da área analítico-comportamental, com o intuito de fomentar discussões acerca do comportamento empático, principalmente na fase infantil e, desse modo, tem-se a possibilidade de criar novas intervenções pautadas no aprimoramento e manutenção do comportamento empático em crianças.
Publicado
23-11-2019
Como Citar
Araújo, C., Pantoja, G., Gonçalves, E., & Brandão, W. L. (2019). O comportamento empático em crianças sob uma perspectiva analítico-comportamental: revisão bibliográfica. Revista Arquivos Científicos (IMMES), 2(2), 04-15. https://doi.org/https://doi.org/10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n2p4-15
Seção
Artigos de revisão de literatura